quarta-feira, 28 de maio de 2008

San Zhi complexo habitacional abandonado...


Ao largo da costa norte de Taiwan, nos arredores de Taipei, existe um “aldeamento” futurista, abandonado.
A área é chamada San Zhi. Não há nenhum documento em que diga o ou os arquitectos envolvidos neste projecto, sabe-se que foi encomendado pelo Governo a diversas empresas locais, na década de 60.O objectivo era tentar criar uma zona elegante, que oferece-se umas luxuosas férias para uma classe mais rica, incluiria uma pequena barragem e algums parques de diversões.
Estes compartimentes, são sistemas modelares que possibilitavam uma expanção a nivel vertical, o que tornava flexivél consoante a procura de estas “naves especiais” para passar umas bem-ditas férias, diga-mos que este sistema satisfazia a metodologia viva do chinês tradicional.

De certeza que se encontra a questionar o porque de este “aldeamento” estar abandonado…

Agora aqui é que as coisas são estranhas… Os jornais locais dizem que houve numerosos acidentes ocorridos durante a sua construção, tendo mesmo morrido algums trabalhadores, e como as notícias se espalham rápido,sem excepção em nenhuma parte do mundo, tanto a habitação das periferias, como a restante população, ninguém quiz ir passar férias para lá, muito menos visitá-la. os habitantes locais dizem que a área está agora assombrada por aqueles que morreram em vão. Estes são apenas rumores, tanto quanto posso dizer ...
Isso explica ou não o porque da origem de este abandono.
Mas se o local é assombrado, nenhum reordenamento vai levar a que a população ocupe esta zona o porque de não demolirem então?
A sua demolição está fora de questão, porque destrói as casas de” bebidas” espirituosas e de almas perdidas o que vai contra a cultura asiática.
Olhando para estas imagens só me fazem lembrar as vilas soviéticas abandonadas depois da guerra fria.

0 comentários: